Visualizar como página da web



  Informativo:

Assessore-se: Realinhe o Endividamento

     

A R T I G O    P E R I Ó D I C O

     
     

Nunca as boas práticas de gestão empresarial e jurídica foram tão necessárias à manutenção da saúde das empresas quanto no momento atual da economia brasileira. O mercado é cada vez mais competitivo, as margens cada vez menores, e o passivo fiscal / tributário e financeiro cada vez maiores.

Esse quadro exige preparo e alinhamento das estruturas de gestão administrativa e jurídica da empresa, sendo

certo que apequena e média empresa, em razão do fluxo cada vez mais apertado, é sufocada pelos problemas de Gestão.

A redução das vendas, em razão da forte retração da economia, torna cada vez maior a concorrência, forçando a redução de preços e consequentemente das margens de contribuição.

Com a elevada carga tributária e os altíssimos custos financeiros, considerando os altos custos de produção, a elevação dos preços de matéria prima e mão de obra e a impossibilidade de transferência de tais custos para os preços dos produtos e serviços, em razão da forte concorrência, o empresário vê suas margens cada vez mais apertadas, isso quando não trabalhando com prejuízo, vendo seu endividamento aumentando.

O empresário deve ser rápido e preciso, mas também seguro na tomada de decisões para se equilibrar e manter sua empresa estável.

Se não há espaço para cortes de custos operacionais, com matéria prima e ou serviços, já que não há mais margem para cortes, é hora de olhar para o estoque de endividamento financeiro, como forma de sobrevivência.

Seu endividamento pode estar comprometendo a continuidade de sua empresa.

Tais dificuldades comprometem o caixa e em muitos casos carecem de novas estratégias de gestão, que devem passar por análises jurídicas como ferramenta da boa gestão.

É hora de buscar alternativas ou sua empresa pode se tornar insolvente e inviável e, portanto, a dívida impagável!

Se faz necessário assessorar-se de profissionais competentes e experientes em assessoria jurídico empresarial, para manter a empresa saudável enquanto há tempo de Recuperação.

É preciso entender e aceitar que uma reestruturação do endividamento financeiro pode salvar a empresa e os empregos e que há alternativas viáveis aos bancos, caso seja necessário.

É imprescindível cercar-se de todas as informações e defesas possíveis, evitando perder oportunidades sem cair em armadilhas que comprometam a operação. Assim é cada vez maior a necessidade de alinhamento da administração com o jurídico e a necessidade de informações e ferramentas que permitam decisões rápidas e acertadas.

Levando em consideração a quantidade de operações que a empresa deve empreender sistematicamente, e ainda a necessidade de relacionar-se, com proximidade, com os diversos parceiros para assegurar o sucesso do negócio, se faz necessário que a gestão jurídica se aproxime cada vez mais da gestão empresarial e isso requer conhecimento, experiência e dedicação.

Torna-se cada vez mais necessário ao pequeno e médio empresário cercar-se de assessoria profissional, que o oriente nas demandas administrativas e judiciais que a atividade empresarial lhes impõe, sendo não somente avaliador, mas principalmente um viabilizador de negócios.

Porém, somente quem conhece toda a dinâmica de uma empresa poderá fazer boa assessoria jurídico empresarial, do contrário poderá dar soluções paliativas e pontuais em determinados assuntos sem conhecer o impacto que pode provocar nos outros setores: a solução jurídica pode ser muito boa, mas deve vir cercada de boa visão de gestão para atender às necessidades e limitações administrativas e financeiras da empresa e da economia.

Revisão e reestruturação do endividamento, com o objetivo de reestabelecer a saúde financeira da empresa, para que possa se recompor e ultrapassar o momento de crise, é de extrema importância para a readequação do caixa e a recomposição da capacidade econômico-financeira da empresa.

Dessa forma será possível à pequena e média empresa, tornar-se agressiva, competitiva e principalmente lucrativa, agregando valor ao negócio.

“De tantos solavancos da economia, nós brasileiros já somos especialistas em turbulência de mercado, assim, qualquer crise pode ser superada, se a empresa estiver bem Assessorada.”

     
 

Gostaria de saber mais sobre o assunto?

Clique aqui esclarecer suas dúvidas ou agendar uma apresentação.

Compartilhe esta informação. Pode ser útil para alguém que você conhece.

Nosso escritório está pronto para atendê-lo na assessoria Jurídico Empresarial e Tributária, com expertise adquirida na longa trajetória de Gestão Empresarial de seus titulares e colaboradores atuando nas Áreas: Tributária, Empresarial, Civil, Contratual.

Siga nossas redes sociais:
Facebook   LinkedIn
 

 
Enviado por Gonçalves & Nascimento Advogados
Av. Roland Garros, 1065 - 1º andar - salas 03 e 04 - Jd. Brasil/SP